Dia Mundial de Justiça Social, 20 de Fevereiro

Em plena corrida para se alcançarem as metas definidas na Cimeira do Milénio, em 2000, assume-se que um dos principais barómetros de Justiça Mundial é a igualdade de oportunidades no acesso à educação.

argaiv1185

 

O conceito de Justiça Social é um princípio fundamental de coexistência pacífica entre as nações, proclamado na Declaração Universal dos Direitos do Homem. “Defendemos os princípios da justiça social quando promovemos a igualdade de género e eliminamos barreiras relacionadas com a idade, raça, etnia, religião, cultura ou deficiência”, citando a declaração do Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, proferida em 2009 quando se celebrou pela primeira vez este dia.

O último relatório da UNESCO sobre o tema revela, no entanto, que 60 dos 72 milhões de crianças em idade escolar que não frequentam a escola são do sexo feminino, demonstrando não só que a Convenção sobre os Direitos das Crianças está a ser desrespeitada, como também que existe ainda um longo caminho a percorrer para alcançar os ODM2 (que contempla o acesso a uma educação básica de qualidade) e ODM3 (que visa promover a igualdade entre homens e mulheres e conferir poder às mulheres através da igualdade de acesso à educação).

A educação desempenha um papel fundamental no sentido de permitir a todos e todas conhecerem e defenderem os seus direitos e ao possibilitar o acesso a melhores condições de vida no sentido de romper o ciclo de pobreza no geral.

Saiba mais sobre este dia e leia a mensagem do Secretário Geral das Nações Unidas para 2010 em: http://www.un.org/en/events/socialjusticeday/